Tintin em Odivelas

Publié le par Zetantan

No ano em que se comemora o centenário do nascimento de Hergé - autor de Tintim, a Câmara Municipal de Odivelas associou-se a esta data, abrindo as portas dos Paços do Concelho à Exposição "Tintim e(m) Portugal…", que poderá ser vista até ao próximo dia 3 de Agosto, nos Paços do Concelho - Quinta da Memória, em Odivelas.

Inaugurada na passada sexta-feira, dia 13, a Exposição dá-nos a (re)conhecer as aventuras de Tintim e dos seus companheiros : Milou, Dupont e Dupond, Tournesol, Castafiore e o inconfundível capitão Haddock, que Hergé diz ser ele próprio em momentos de mau humor.

É sobejamente conhecida a influência de Tintim no imaginário de milhões de cidadãos de todo o mundo. Foi grande e peculiar a amizade de Hergé por Portugal. Muito por culpa e com a cumplicidade desse nome maior das revistas juvenis do nosso País: Adolfo Simões Müller (1909-1989). Sob sua direcção, em 1936, Tintim e Milou (à época Tim-Tim e Rom-Rom) foram publicados em "O Papagaio".

A inauguração contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal, Susana Amador, e da Vereadora da Cultura, Fernanda Franchi, que foram 'guiadas' pelo autor da mostra, Orlando Dinis - um tintinólogo de paixão.


http://www.cm-odivelas.pt/noticias/index.htm#tintim



Publié dans Tintim em Portugal

Commenter cet article

dim 31/07/2007 18:37

Artigo sobre a exposiçãohttp://diariodeodivelas.com/190707msf.htm