Tintin no Congo não será reeditado nos EUA

Publié le par Zetantan

tintimnocongo.jpgA controvérsia em torno do álbum Tintim no Congo, que se iniciou em Julho, continua. A editora Little Brown, que reeditaria o episódio nos EUA este ano, decidiu retirá-la do seu planeamento. E mais: vai publicar em breve uma caixa "completa" da obra de Hergé, mas sem a aventura africana.

Tintim no Congo é o segundo álbum do jornalista-herói dos quadrinhos belgas. Produzido em 1931, quando o Congo ainda era uma colónia da Bélgica.

O tratamento do povo africano - inclusive no estilo de desenho de Hergé - foi alvo de críticas de uma organização pró-igualdade racial da Inglaterra, que solicitou a retirada do álbum das livrarias. Contudo, o álbum disparou as suas vendas.

A decisão da Little Brown em não reeditar o episódio - já teve várias edições nos EUA, apesar de antigas - é apenas mais um capítulo de uma história que deve ir longe. Segundo uma porta-voz da editora, em declaração à Publisher's Weekly, "dada a controvérsia em torno do álbum, sentimos que incluí-lo na caixa ofuscaria a verdadeira intenção da coleção, que é apresentar a extraordinária arte de Hergé e sua notável contribuição para as artes gráficas".

Adaptado de  www.omelete.com.br

 

Publié dans tintinofilo

Commenter cet article