Despertar para a Ciência na UTAD, com “Tintin e a Ciência da Aventura”

Publié le par Zetantan


A Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebe amanhã (29), pelas 15 horas, Nuno Crato, no âmbito do Ciclo “Despertar para a Ciência”, para proferir a conferência “Tintin e a Ciência da Aventura”.

Esta conferência, proferida pelo professor do ISEG e Pró-Reitor para a Cultura Científica da Universidade Técnica de Lisboa, mostra como as aventuras de Tintin acompanharam a evolução da ciência do século XX e lança alguns desafios para se descobrir onde Tintin se enganou nas contas. A conferência é, por isso, dirigida a todas as idades, tal como Tintin: dos 7 aos 77.
    
Hergé, o genial criador das aventuras de Tintin e Milu nasceu há 100 anos. Nos álbuns de aventuras do audacioso repórter percorrem-se, por vezes com rigor surpreendente, muitas das descobertas científicas e muitos dos desenvolvimentos tecnológicos do século XX. Frequentemente, Tintin mostra-nos princípios físicos, matemáticos e biológicos da vida moderna. Mas Tintin nem sempre acerta. Por vezes engana-se nas contas, desenha os relógios de sol ao contrário, aponta mal os telescópios, confunde as cor es do arco-íris ou faz erros elementares de mecânica física.

Publié dans Tintim em Portugal

Commenter cet article