Tintim na Lousã - Um convite de Oliveira da Figueira nos 100 anos do nascimento de Hergé

Publié le par Zetantan

De 3 a 31 de Maio, a Biblioteca Municipal da Lousã é palco de uma exposição dedicada ao Tintim e ao seu criador Hergé. "Tintim na Lousã - um convite de Oliveira da Figueira nos 100 anos do nascimento de Hergé" é o título desta mostra que, para além de livros de banda desenhada do Tintim e de outras personagens criadas pelo belga Hergé, apresenta objectos ligados ao célebre repórter.

As peças apresentadas pertencem a Carlos Sêco, um tintinófilo nascido em França, mas já radicado em Portugal desde 1983.

Sendo Oliveira da Figueira a única personagem portuguesa presente nalgumas aventuras do Tintim, Carlos Sêco lembrou-se de ser ele a convidar todos os apreciadores do mais conhecido herói da banda desenhada europeia a virem à Lousã.

O cartaz que se apresenta em anexo é da autoria de Carlos Sêco. Na exposição estão também patentes um cartoon de Carlos Sêco, em que o professor Girassol expulsa Plutão do sistema solar e um retrato feito a tinta da China, também assinado pelo tintinófilo da Lousã

A exposição, organizada pela Cooperativa Trevim e que conta com o apoio da Câmara Municipal da Lousã, pode ser visitada de 2.ª a 6.ª-feira, das 9 às 17:30 (lamentavelmente não está aberta ao público ao fim de semana).

Publié dans Tintim em Portugal

Commenter cet article

Manuela Salomé 03/03/2008 19:58

Desculpe!!!!Não é um comentário, é uma pergunta:Em que album aparece pela primeira vez o personagem Oliveira da Figueira ?

Zetantan 03/03/2008 22:16

Foi no álbum «Os Cigarros do Faraó»

François Gonçalves 13/05/2007 17:49

Ola !Estava a ler o livro chamado "Tintin et les savants" editado por "Sciences & Vie" ; neste livro, um dos autores dizia que o bilhonario Lazlo Carreidas tinha um nome que parecia português mes me parece mais que é uma piada com o francês "carré d'as" que significa ter os 4 As cuando se joga as cartas (poker por exemplo)...Um abraço de Le Mans (Patria das 24H e das "Rillettes")

Zetantan 15/05/2007 14:04

Acho que tem razão. Lazlo Carreidas não tem qualquer parecença com nomes portugueses. Lazlo é um nome próprio dos países do Leste da Europa (Polónia, Rússia, etc).Um abraço de Portugal

François Gonçalves 08/05/2007 10:54

Desculpa primeiro pelo meu português, mes o senhor Oliveira da Figueira nao é o unico Português presente nas aventuras de TinTim ; na "Estrela misteriosa", encontra-se um professor da universidade de Coimbra chamado Pedro Joas dos Santos na versao francesa.

Zetantan 08/05/2007 12:22

Tem imensa razão. Não podemos esquecer o professor de Coimbra na «A estrela Misteriosa». Agradeço a observação.Um abraço tintinófilo